Dossiers

Antoni Pinent

www.festivaldobra.com.br images Dobra_Catalogo.pdf

download dossiê

DOSSIÊ Antoni Pinent
Construtos Fílmicos
Micro-arquiteturas cinemáticas, esculturas de tempo e luz.

Em parceria com o DOBRA – Festival Int’l de Cinema Experimental temos o prazer de anunciar o lançamento de nosso quarto dossiê, nesta ocasião dedicado ao cineasta catalão Antoni Pinent. Com textos de Florencia Incarbone, Sebastian Wiedemann e do próprio Antoni Pinent:

Apresentação:

Sentir o cinema na sua mais profunda materialidade.

Que a virtude dos homens esteja talvez na possibilidade de pensar com as mãos, antes que com os olhos. Palpar, acariciar, riscar, esculpir…

Esculpir tempos, que embaralham as dimensões, microcosmos em fotogramas atravessados pela luz que abrem, que projetam novas percepções.

Criar nossas arquiteturas para uma casa cinemática que não para de devorar suas paredes, em ‘film quartet’ mordendo clichês, ‘A space cut’, ‘Descenso’’, ‘Polyframe’…

Uma técnica, um pensamento que se afirma a cada frame. Cinema sem câmera, cinema que encontra suas imagens, em relações estruturais e rítmicas, que no caso de Antoni Pinent, poderia se chamar de cinema conceitual sem câmera. Atingir a imagem é atingir um conceito na estrutura rítmica da montagem. Cortar, riscar, que o corte se faça notar. Imagem como um conceito de fragmentar//ismo [horizontal].

Construtos fílmicos; entre filmes e escritas, entre imagens e conversas, entre projeções e manifestos; tenta contornar o movimento ao qual as micro-arquiteturas de Pinent dão consistência ou simplesmente dão motivos para gargalhar em G/R/E/A/S/E.

Uma retrospectiva, uma vertigem, uma homenagem… de Hambre, pois sentimos que compartilhamos a mesma fome, aquela que corta, que dilacera o olho, aquela que faz de Dobra, um desdobrar ‘film quartet’.

Esculturas, arquiteturas, que nos doam um porvir para o cinema, talvez porque quanto mais pensamos com as mãos, entrando na matéria, fazendo corpo com ela, é quando, esse nosso olhar é menos humano.

SUMÁRIO

“CONSTRUTOS FÍLMICOS:
Micro-arquiteturas cinemáticas, esculturas de tempo e luz”.
Apresentação por Sebastian Wiedemann

“G/R/E/A/S/E: O desmantelamento do clichê e a instabilidade das formas”
por Florencia Incarbone

”Falas entre fotogramas. Entrevista a Antoni Pinent”
por Sebastian Wiedemann

”Fragmentarismo horizontal. Um manifesto”
por Antoni Pinent

Lembramos que o lançamento do dossiê esteve acompanhado pela primeira retrospectiva completa do artista feita no Brasil, parte da programação do DOBRA.

O dossiê faz parte do catalogo do DOBRA é pode ser baixado aqui

IMG_0377

 

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s